Detalhe

Associação Comercial do RJ entrega Prêmio Barão de Mauá Educação – 2012 à ABMES

13/12/2012 | Por: ACRJ | 1597

Projetos e iniciativas de grande relevância na área educacional para o estado do Rio de Janeiro foram reconhecidos, dia 12 de dezembro, através da segunda edição do Prêmio Barão de Mauá – Educação, promovido pelo Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).  

Os vencedores desse ano foram a Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), pelos 30 anos de serviços prestados à educação nacional; a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), pela parceria com empresas privadas para criar cursos técnicos em escolas estaduais através do Programa Dupla Escola, e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), com o Projeto Educopédia, que oferece aulas digitais de cada disciplina, com material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos, vídeos, entre outras ferramentas. O Ginásio Experimental Carioca (GEC) Princesa Isabel, de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, recebeu Menção Honrosa pelo Projeto Quarteirão de Leitores, programa de incentivo à leitura apoiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

O presidente da ACRJ, Antenor Barros Leal, abriu a cerimônia destacando a importância da premiação.

“Abrigar aqui, na Casa do Empresário, um conselho de educação, pode parecer para algumas pessoas uma coisa não lógica. Mas entendemos que esse Conselho é uma das peças mais importantes da Casa de Mauá porque ele se preocupa com este item tão importante para o país. Educar faz parte fundamentalmente do verbo progredir. Nós não aceitamos que o país não seja educado. A criação desse prêmio serve para homenagear aqueles que se destacam nesse lindo e maravilhoso trabalho de porvir, de servir a nação. A Associação, Mauá e todos nós aqui recepcionamos com grande prazer os esforços e o trabalho desse Conselho. Torcemos para que, no próximo ano, estejamos novamente premiando outras pessoas, outras instituições que ajudaram este país a crescer”.

O presidente do Conselho Empresarial de Educação, Celso Niskier, agradeceu as palavras de Antenor e ressaltou que seu principal objetivo na presidência é fomentar a educação no estado do Rio e no país, apoiando as iniciativas empreendedoras que visem a melhoria na qualidade do ensino.

“Nosso conselho é composto por 24 membros escolhidos entre líderes educacionais de destaque nos setores público e privado do Rio de Janeiro. Nós educadores temos enormes desafios pela frente de forma a evitar o chamado apagão da mão de obra, incentivando o crescimento da oferta educacional com qualidade garantindo-se a ampliação do acesso e da permanecia dos alunos, além da melhoria da eficiência dos programas de ensino. Temos buscado transformar a Associação Comercial do Rio de Janeiro em um dos fóruns de incentivo ao desenvolvimento do setor empresarial em educação. Entendemos que a educação não é apenas um dever do governo, mas de toda a sociedade. E aos empresários cabe sim dar uma fundamental contribuição à educação em nosso país”.

Premiação

Barros Leal e Celso Niskier entregaram o prêmio e o diploma, respectivamente, para a secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Costin, pelo Projeto Educopédia. De acordo com a secretária, os próprios professores da rede de ensino municipal idealizaram e desenvolveram esse projeto.

“A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. Mesmo não sendo de uso obrigatório, a Educopédia está se mostrando uma grande aliada dos professores em muitas escolas, pois é notório o despertar da curiosidade e o interesse de grande número de nossos alunos. Estou aqui só personificando esse trabalho, mas ele é de todos os professores municipais e do nosso subsecretário Rafael Parente”.

O presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RJ), Arnaldo Niskier, entregou o troféu para o secretário estadual de Educação do Rio, Wilson Risolia, pelo Programa Dupla Escola, que busca parcerias com empresas privadas para criar cursos técnicos em escolas estaduais. Celso Niskier, filho de Arnaldo, entregou o diploma.

Risolia disse que empresas como P&G, Embratel, Instituto Ayrton Senna, Grupo Pão de Açúcar, Oi Futuro e Thyssenkrupp apoiam a iniciativa. Ele adiantou que em janeiro de 2013 a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) irá colocar oficinas do Senai em dez escolas do estado.

“O grande objetivo do programa é preparar jovens do Rio para o mercado de trabalho de forma mais completa. Esse é um esforço onde todos ganham: a população e as empresas. Estamos aqui correndo em busca do tempo perdido por décadas com a educação. Avançamos muito, mas ainda temos muitos problemas. Perdemos gerações ao abandono escolar. Jovens carentes se perderam, e temos uma dívida com eles como cidadãos. Esse projeto é sobre isso. Tem a estrutura aberta: cada parceiro contribuiu com o que puder, como puder”.

A Chanceler da Universidade Castelo Branco e ex-presidente do CE de Educação da ACRJ, professora Vera Gissoni, entregou o prêmio ao presidente da ABMES, professor Gabriel Mário Rodrigues, e ao diretor-executivo da ABMES, Solon Hormidas Caldas, pelos 30 anos de serviços prestados à educação nacional. Celso Niskier fez a entrega do diploma.

“Receber um prêmio é sempre um indicativo de que se está percorrendo o caminho correto. A ABMES chega aos seus 30 anos com o mérito de ter contribuído para as instituições de ensino superior, para os estados em que atuam e para a educação como um todo. E ainda com a missão de seguir atuando mais intensamente em defesa do setor pelos próximos anos”, afirmou o presidente Gabriel.

As coordenadoras do Projeto Quarteirão de Leitores, da Escola Municipal Princesa Isabel (EMPI), em Santa Cruz, professoras Ângela Aparecida Pereira e Ivana Silva Salles, receberam menção honrosa das mãos do membro da Comissão Avaliadora do Prêmio Barão de Mauá Educação 2012, Gustavo Bezerra de Araújo, pelo programa de incentivo à leitura, apoiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

“O Projeto Quarteirão de Leitores é todo feito com a iniciativa dos nossos alunos. Eles que prepararam as atividades e fazem a promoção da leitura em outras escolas. O foco da ação é o protagonismo juvenil e o objetivo é formar leitores. Atualmente, a gente recebe responsáveis de outras escolas para passar-lhes nossa experiência. É uma grande honra para todos nos recebermos essa homenagem. Soubemos do Prêmio Barão de Mauá através de um link que nos mandaram pela internet. Alguém que conhecia nosso trabalho ou nosso blog nos mandou. Fizemos a inscrição como uma iniciativa para a melhoria da educação e ganhamos essa homenagem com grande prazer”.

Segundo a professora Ivana Silva Salles, o projeto já recebeu outras premiações.

“É o segundo prêmio que ganhamos esse ano. O primeiro foi a Escola de Leitores, do Instituto C&A. Nós ficamos entre as sete escolas escolhidas no Rio de Janeiro, mas participaram escolas do Brasil inteiro, num total de 30 escolas”, comemorou.

A mesa de honra da entrega dos Prêmio Barão de Mauá Educação 2012 foi composta pelo presidente da ACRJ, Antenor Barros Leal, pelo presidente do Conselho Empresarial de Educação, Celso Niskier, pela secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Costin, pelo secretário estadual de Educação do Rio, Wilson Risolia, presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RJ), Arnaldo Niskier, e pelo presidente da ABMES, Gabriel Mário Rodrigues.

Ao final da cerimônia de premiação, todos participaram de um coquetel de confraternização.

Barão de Mauá – Educação

Criado em 2011, o Prêmio é direcionado a escolas  ou organizações que tenham sede ou atividades no estado do Rio e a personalidades que tenham desenvolvido ações de forte impacto na educação do Rio de Janeiro. Ano passado os vencedores foram a Secretaria Municipal de Educação do Rio, com o Programa Escolas do Amanhã; o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), com o Projeto Aprendiz Legal, e o Instituto Unibanco, com o Projeto Jovens do Futuro para alunos do ensino médio. A menção honrosa foi oferecida ao Ciep Doutor Adão Pereira Nunes, de Coelho Neto, Zona Norte do Rio.